Faróis

Farol é a lâmpada ligada à frente do veículo e tem o intuito de iluminar o caminho que o condutor irá fazer.

Ele é a principal fonte de iluminação do carro, sua estrutura pode ser de diferentes tipos, pode ser cada uma com um tipo de lâmpada diferente.

Você sabia?

Os carros já chegaram a ser equipado com velas onde o alcance era de apenas 3 metros.

Mas com os avanços tecnológicos surgiram diversos modelos de faróis para veículo, entre eles os faróis de milha, mais conhecidos como faróis auxiliares ou de neblina.

De de alguns anos pra cá, o LED também passou a equipar os faróis dos automóveis.

Faróis de milha

São faróis adicionais que possuem uma luz concentrada, de alta intensidade, muitas vezes é confundido com o farol tradicional de luz alta principalmente por alcançar uma iluminação a distância.

Ele deve ser utilizado conforme a lei porque pode causar desconforto aos outros condutores e vir a ofuscar a visão.

Faróis de neblina

Esse tipo de farol faz jus ao nome, ele deve ser utilizado em momentos que a visibilidade esteja baixa devido a tempestades, nevoeiro, neblina ou cerração.

Deve ser instalado nas medidas determinadas pela Resolução do Contran. Vale ressaltar que, ele não substitui o farol baixo, exigido para tráfego.

Mas você sabe qual tipo de farol é permitido utilizar?  Segundo o “Art.8º Ficam proibidas:

V- A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo.

Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007- CONTRAN.”

Ou seja, a lei proíbe lâmpadas com reatores a gás, (que não é o caso das lâmpadas de LED em contrapartida).

Embora o CONTRAN informe que algumas lâmpadas podem vir a mudar o sistema de iluminação.

A lâmpada deve emitir cor branca ou amarela, está de acordo com as normas do Inmetro e do Contran.

Essa modificação pode ser feita por um profissional habilitado, nós possuímos um conhecimento técnico para que a sua instalação seja de uma forma segura e que evite problemas futuros no veículo.

Atenção! Existe diferença entre Faróis e Lanternas, mas não se preocupe, tiraremos todas as suas dúvidas para que você saiba exatamente do que precisa.

Lanternas

As lanternas ficam na parte traseira do veículo, e é através dela que percebemos quando o carro da frente utiliza o freio, elas nos mostra qual direção o outro condutor está sinalizando e também é essencial em momentos de embarque e desembarque, carga e descarga pois deve ser utilizada quando o veículo estiver parado na via.

Por isso é importante que os faróis e lanternas estejam em perfeito estado, pois trafegar com farol desregulado e principalmente, quebrado acarreta multas.

Então, antes de sair de casa para trabalhar ou até mesmo fazer aquela viagem, nos faça uma visita para troca das lanternas e faróis.

Retrovisores

O retrovisor é o espelho encontrado na parte interior e nas laterais do veículo, é ele quem auxilia o motorista a enxergar áreas como partes de trás e as laterais do carro, principalmente aqueles “pontos cegos”, o que facilita a visibilidade em ultrapassagens ou de um possível pedestre na parte de atrás, iniciando uma travessia.

Esse acessório é obrigatório e de acordo a legislação brasileira de transito, trafegar sem equipamentos obrigatórios geram multas.  

Art. 230. Conduzir o veículo:

IX – sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante;

X – com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN;

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.”

Entre em contato conosco para deixar o seu carro equipado com os melhores preços e serviços. Evite multas de trânsito!